Minhas Compras!
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Aikido

O que é Aikido

Aikido siginifica “Harmonia, Energia e A Via ”,O Aikido se baseia nos princípios da harmonia, da não resistência e da não violência. Caracteriza-se por movimentos circulares harmoniosos. É uma arte que estuda técnicas de defesa baseadas em projecções e imobilizações usando de forma dinâmica a força do ataque. É a presença de espírito que permite ao Aikidoca colocar-se no centro da acção, reduzindo o ataque do parceiro, retirando-lhe a sua violência. Ele conduz a força do parceiro, transformando o antagonismo em harmonia. A técnica a utilizar e a forma de o fazer dependerão de todo um conjunto de fatores que incluem a velocidade, intenção, tempo e distância. No Aikido não existem movimentos de oposição ou bloqueio; é neste sentido que podemos falar de uma “não resistência”, entendida aqui não como passividade, mas como uma integração no movimento do parceiro levando à neutralização do ataque, preservando a integridade física dos intervenientes.

AS ORIGENS DO AIKIDO

As raízes do Aikido moderno estão na antiga técnica de defesa pessoal japonesa Aiki-jujutsu. Mestre Morihei Ueshiba viria a criar na primeira metade do séc. XX aquela que seria a última arte do budo a ser divulgada no ocidente.

Benefícios da prática do Aikido?

O Aikido permite desenvolver capacidades como:
Melhor condição fisica
Desenvolvimento da capacidade de concentração
Controle da respiração
Atitude Corporal
Controlo da agressividade
Respeito pela pessoa humana
Coordenação neuromuscular
Resistência cardiaca

Quem pode praticar?

O Aikido pode ser praticado a partir dos seis anos (classes de criança) até uma idade avançada, sem qualquer restrição

O Ensino?

O ensino está ligado à escola Ten Chi Internacional, cujo responsável máximo é Mestre Georges Stobbaerts (Hanshi, 8º Dan, DNBK – Dai Nippon Butoku Kai, Kyoto – Japão). Professores no KAI, Benoit Le Hir (3 Dan) - responsável Técnico, Henrique Martins (5Dan), Marinho (3 Dan) e Otto Neuenschwander (4 Dan).